VÍDEOS

À conversa com… a MOG | Cancro do Ovário

Neste vídeo, que surge no âmbito da campanha saBeR mais ContA, conheça a história de duas mulheres diagnosticadas com cancro do ovário, que confirmam a importância do diagnóstico precoce. Este vídeo conta com o apoio da MOG, a Associação Movimento Cancro do Ovário e outros Cancros Ginecológicos, que tem como principal objetivo melhorar a qualidade de vida de todas as mulheres que lidam com estas patologias e aumentar a consciencialização sobre o impacto dos cancros ginecológicos na vida das doentes e dos seus familiares.

Dr. André Mansinho esclarece e aconselha acerca do Cancro da Próstata

O Dr. André Mansinho, oncologista do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa, fala sobre os sintomas, os fatores de risco, e os tratamentos associados ao cancro da próstata. Fala ainda sobre as mutações BRCA, que aumentam o risco da doença, mas que, de acordo com um estudo nacional, apenas 23,8% dos doentes oncológicos e seus familiares, que as conhecem, associam ao cancro da próstata

Dia Nacional de Luta contra o Cancro da Mama

A 30 de Outubro assinala-se o Dia Nacional de Luta contra o Cancro da Mama. Neste vídeo, Fernando Castro, cirurgião, esclarece, informa e aconselha sobre a doença. E fala ainda sobre as mutações BRCA, que aumentam o risco da doença, mas que, de acordo com um estudo nacional, apenas metade dos doentes oncológicos e seus familiares que as conhecem associam ao cancro da mama.

As associações de doentes

Conhecer o risco, em forma de uma mutação genética que pode vir a dar origem a um tumor maligno, é fundamental. Saber mais, de facto, conta, defende Tamara Milagre, presidente da associação Evita, num vídeo onde Miriam Brice, da associação CarecaPower, confirma: “o diagnóstico é sempre um choque”. O apoio dado ao doente é, por isso, fundamental.

O cancro, as mutações genéticas BRCA e a fertilidade

Podem ou não as pessoas com doença oncológica vir a ter filhos? A questão coloca-se a homens e mulheres, que veem afetada a sua fertilidade na sequência da doença. Catarina Oliveira Marques, especialista em diagnóstico genético pré-implantatório, esclarece todas as dúvidas.

O cancro e as mutações genéticas BRCA

As mutações genéticas e a sua associação ao cancro estão em destaque neste vídeo, onde se fala sobre as mutações BRCA1 e BRCA2 e o que podem significar para quem as tem. Com a participação da investigadora em genética de cancro hereditário, Carla Oliveira.

O cancro do ovário

Os sintomas, os fatores de risco, as opções de tratamento e as medidas que podem prevenir o aparecimento de cancro do ovário: Cristina Frutuoso, ginecologista, e Noémia Afonso, oncologista, juntam-se neste vídeo para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.

PT-9542 aprovado em maio de 2021