Teaser

Nesta série de vídeos vamos explicar o que são as mutações BRCA, com base na opinião de quatro especialistas com vasta experiência neste tipo de patologias e em testemunhos reais de quem viveu esta realidade. A partir de 5 de Agosto, publicaremos quinzenalmente um novo episódio. Saber mais Conta.

O cancro do ovário

Os sintomas, os fatores de risco, as opções de tratamento e as medidas que podem prevenir o aparecimento de cancro do ovário: Cristina Frutuoso, ginecologista, e Noémia Afonso, oncologista, juntam-se neste vídeo para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema.

O cancro e as mutações genéticas BRCA

As mutações genéticas e a sua associação ao cancro estão em destaque neste vídeo, onde se fala sobre as mutações BRCA1 e BRCA2 e o que podem significar para quem as tem. Com a participação da investigadora em genética de cancro hereditário, Carla Oliveira.

O cancro, as mutações genéticas BRCA e a fertilidade

Podem ou não as pessoas com doença oncológica vir a ter filhos? A questão coloca-se a homens e mulheres, que veem afetada a sua fertilidade na sequência da doença. Catarina Oliveira Marques, especialista em diagnóstico genético pré-implantatório, esclarece todas as dúvidas.

As associações de doentes

Conhecer o risco, em forma de uma mutação genética que pode vir a dar origem a um tumor maligno, é fundamental. Saber mais, de facto, conta, defende Tamara Milagre, presidente da associação Evita, num vídeo onde Miriam Brice, da associação CarecaPower, confirma: “o diagnóstico é sempre um choque”. O apoio dado ao doente é, por isso, fundamental.

PT-7389 aprovado a 13.08.2020