Campanha Saber Mais Conta

SOBRE A CAMPANHA

A campanha “saBeR mais ContA – mutações genéticas BRCA” surgiu em 2019 com o principal objetivo de esclarecer a população e, sobretudo, os doentes oncológicos e as suas famílias, sobre a relação entre as mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 e alguns tipos de cancro.  

Geramos informação credível

O projeto “saBeR mais ContA” 2020 é uma iniciativa da Careca Power, da Evita, da Sociedade Portuguesa de Genética Humana, da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e da Sociedade Portuguesa de Oncologia, com o apoio da AstraZeneca.

  • O que são as mutações genéticas BRCA;
  • Qual o risco a elas associado no desenvolvimento de alguns tipos de cancro;
  • A realização do teste genético em doentes oncológicos e seus familiares;
  • Que medidas profiláticas podem ser tomadas pelos portadores saudáveis de mutação para diminuir o seu risco.
  • Que decisões terapêuticas podem ser tomadas para os doentes oncológicos portadores de mutação;
  • Quem é elegível para a realização do teste genético e como é feito esse apuramento;

O projeto “saBeR mais ContA” 2020 é uma iniciativa da Careca Power, da Evita, da Sociedade Portuguesa de Genética Humana, da Sociedade Portuguesa de Ginecologia e da Sociedade Portuguesa de Oncologia, com o apoio da AstraZeneca.

Iniciativas 2019

O projeto saBeR mais ContA foi lançado em 2019, no âmbito do Dia Mundial do Cancro do Ovário, assinalado a 8 de maio, decorrendo nesse mesmo mês e, posteriormente, em outubro, mês de sensibilização para o cancro da mama. 

Entre as iniciativas contam-se a divulgação de material informativo, nomeadamente os

lançamentos de uma infografia e de um guia sobre as mutações genéticas e o cancro, e a realização de sessões de esclarecimento no IPOs de Coimbra, Lisboa e Porto, este último com transmissão em direto nas páginas de Facebook da Evita e Liga Portuguesa Contra o Cancro, possibilitando, assim, a participação de mais pessoas nesta iniciativa. Adicionalmente, foi criada a exposição fotográfica “saBeR mais ContA”, que contou com testemunhos

de famílias onde houve não só o diagnóstico de cancro da mama e/ou ovário associados à mutação BRCA, mas também casos de familiares que, não sendo doentes, realizaram o teste genético para saber se eram, ou não, portadores de mutação. A exposição esteve no Alma Shopping, em Coimbra, na estação da Casa da Música do Metro do Porto e na estação Marquês de Pombal, do Metro de Lisboa.

PT-6770 aprovado a 07.05.2020